domingo, 29 de outubro de 2017

Novo livro: Anotações sobre direito eleitoral e outros temas

Acaba de sair meu novo livro, Anotações sobre direito eleitoral e outros temas, pela Ed. Max Limonad.
O livro é uma compilação de trabalhos que venho escrevendo nos últimos anos. Começa com contribuições no âmbito do MCCE, como a apresentação da proposta M2M (Máximo Dois Mandatos), pela qual os parlamentares só podem se candidatar uma vez mais ao mesmo cargo, enfrentando a raiz do descompromisso da maior parte deles com o bem comum: a possibilidade irrestrita de reeleição.
 Prossigo discutindo os dois grandes temas da reforma política: sistema eleitoral e financiamento de campanhas. A seguir argumento em favor da denegação da certidão de quitação eleitoral a quem teve as contas de campanha reprovadas. Abordo a substituição de candidatos na última hora, contra a qual se empenhou o MCCE, e que foi objeto de alteração legislativa; e a inconstitucional influência do poder econômico nas eleições.
Grande parte do livro retoma textos publicados aqui no blog.  No trecho sobre o direito eleitoral brasileiro, são coligidos, entre outros, os textos que explicam o Projeto Eleições Limpas, encampado pelo MCCE. Sobre o direito eleitoral norte-americano, são compilados os artigos criticando as leis que dificultam o exercício do direito de voto por minorias, e as consequências da decisão da Suprema Corte no caso Citizens United. Quanto ao direito eleitoral francês, são reunidos textos que cuidam da disciplina de diversas eleições, e da reforma com vistas a modernizar as regras da eleição presidencial, entre outras matérias.
O livro volta-se na 2ª parte para o direito internacional, meu primeiro campo de especialização. Nela eu apresento o discurso que proferi na defesa da tese de doutorado na Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne), em 2001; discorro sobre a competência da Corte Internacional de Justiça, na superação da lógica de lateralidade entre iguais soberanias para a afirmação de uma ordem pública; e analiso o Estatuto do Tribunal Penal Internacional.
Na 3ª parte homenageio meu saudoso pai, o Professor Goffredo da Silva Telles Junior, evocando as múltiplas vertentes da intensa e produtiva trajetória de Goffredo, que deixou um legado importante para a Faculdade e para o Brasil.

Na 4ª parte, dois textos finais: o prefácio a convite do advogado Cláudio Maurício Freddo, autor de obra sobre licitações para contratação de serviços de publicidade; e a petição inicial num pedido de desagravo público em caso de flagrante abuso de poder.