quarta-feira, 13 de setembro de 2017

EUA: Estado da Virgínia substitui urnas eletrônicas dois meses antes da eleição para governador

            A dois meses da eleição para o governo do Estado, a autoridade eleitoral (Board of Elections) do Estado da Virgínia decidiu na sexta-feira passada (08/9) substituir as urnas eletrônicas que utilizam o sistema de toques na tela.
            As máquinas foram descertificadas em grande medida por preocupações relativas à segurança, levantadas numa conferência anual de hackers ocorrida em julho, em Las Vegas.
            Essas urnas não imprimiam o voto, o que foi considerado uma fragilidade do sistema.
            As máquinas estão em uso em 22 condados da Virgínia, sendo que sete já deram início ao processo de substituição. Outros três já declararam a intenção de substituir os equipamentos.
            A decisão tomada na sexta-feira vai forçar as demais localidades a também substituir suas máquinas, e isso antes do dia da eleição de governador, que ocorrerá em 7 de novembro.
            O custo respectivo será suportado pelos próprios condados. Em 2014, o governador tentou prever essa despesa no orçamento estadual, mas o Legislativo estadual, controlado pelo partido Republicano, excluiu essa previsão do orçamento.
            As autoridades eleitorais do Estado apresentaram um relatório com as referidas preocupações, enfatizando a vulnerabilidade das máquinas, tal como exposta e exacerbada pelos hackers durante a conferência.

            Na ocasião, foram hackeados múltiplos tipos de urnas eletrônicas, vários deles usados comumente no Estado da Virgínia, e senhas foram expostas.