domingo, 31 de julho de 2016

EUA: Corte federal norte-americana derruba regras do Estado de Wisconsin que restringiam direito de voto

           Uma corte distrital federal norte-americana acaba de declarar inconstitucional uma série de regras em matéria de direito eleitoral editadas pelo Estado de Wisconsin.  
As principais medidas estaduais derrubadas foram: as que restringiam o voto antecipado (dias antes da data da eleição); as que exigiam que listas de residentes em alojamentos estudantis contivessem obrigatoriamente informações sobre cidadania para serem aceitas como prova de residência; as que exigiam residência do eleitor na circunscrição por 28 dias antes da eleição; as que proibiam a distribuição de cédulas por fax ou por e-mail para voto por correspondência; as que barravam o uso de carteiras de estudante ainda válidas porém expiradas como documento de identificação do eleitor no momento da votação.
A decisão da Corte federal está sendo considerada uma das muitas  vitórias conquistadas recentemente pelos movimentos que lutam pelos direitos de voto nos EUA.
De fato, a Corte rejeitou a maioria dos argumentos lançados pelo Estado de Wisconsin, por considerar que não passavam de pretextos para favorecer o partido Republicano nas eleições presidenciais deste ano. A Corte foi especialmente cética em relação às medidas que dificultavam o exercício do direito de voto em Milwaukee, com sua população formada sobretudo por minorias, e também, em menor medida, em Madison, reduto democrata.

Mas especialistas consideram que a Corte foi cuidadosa e examinou as provas, e nem todos os pedidos dos demandantes foram deferidos.