quinta-feira, 23 de junho de 2016

EUA: Uniformidade progressiva da tecnologia para eleições em cada Estado

A Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais dos EUA trouxe este mês em seu site um panorama da uniformização progressiva das máquinas de votação no âmbito estadual.
O relatório dá conta de que desde fins dos anos 1800, a decisão sobre o uso ou não de máquinas de votação para ajudar a tabular resultados, e sobre qual máquina usar, foi tradicionalmente deixada a cargo das circunscrições locais. Como tecnologias muito diferentes umas das outras foram sendo adotadas, os legislativos estaduais impuseram requisitos mínimos para o desempenho das máquinas. Todavia, respeitados esses parâmetros, as localidades ainda ficavam livres para escolher e comprar o equipamento. Assim, o mapa dos equipamentos de votação utilizados no país mais parecia uma colcha de retalhos.
Aí então no ano 2000 houve a conturbada eleição presidencial, quando o sistema de cartões perfurados utilizado na Flórida foi questionado. Com isso, todo o panorama começou a mudar. Em 2002 o congresso editou o Help America Vote Act (HAVA), que exigiu que fosse interrompido o uso das velhas máquinas de alavanca e perfuração, e atribuiu cerca de 3 bilhões de dólares aos Estados para a reforma das máquinas. A verba foi repassada aos escritórios estaduais de eleições, e não diretamente às localidades, e os Estados tinham que submeter um plano detalhando como os valores seriam utilizados. Por conseguinte, alguns Estados estimaram que o melhor seria adquirir o mesmo tipo de máquina de votação para todas as localidades no Estado inteiro.
O relatório avalia que a colcha de retalhos ainda é a norma na maioria dos Estados, porque os condados ainda têm a atribuição de decidir qual equipamento usar, contanto que os requisitos impostos em nível estadual sejam atendidos. Mas desde a edição do HAVA, 18 Estados adotaram o mesmo tipo de equipamento de votação em todas as circunscrições do Estado: Alabama, Alasca, Connecticut, Delaware, Georgia, Havaí, Louisiana, Maine, Maryland, Nevada, New Hampshire, Novo Mexico, Dakota do Norte, Oklahoma, Rhode Island, Carolina do sul, Utah e Vermont. O Estado do Colorado também está se movimentando nessa direção, tendo selecionado um mesmo sistema de votação e um mesmo fornecedor em 2015. Os condados estão providenciando os recursos para a aquisição do novo sistema, que ocorrerá por etapas ao longo dos próximos anos. Esses Estados escolheram o mesmo fornecedor e o mesmo equipamento no Estado inteiro, mas ainda existem variações no papel desempenhado pelo Estado na assistência prestada às localidades para a aquisição, manutenção e implementação dos sistemas.

O relatório considera que mesmo esses 18 Estados citados de uma forma ou de outra ainda falham na completa uniformização do sistema.