quinta-feira, 24 de março de 2016

EUA : Votação pela internet na primária do partido Republicano de Utah é dificultada por problemas técnicos

Além da presença física nos cáucuses do partido Republicano do Estado de Utah, ocorridos na última terça-feira, dia 22/03/16, aos eleitores desse Estado foi oferecida a opção de votar pela internet.
            Para tanto, era preciso fazer um cadastro previamente e obter uma senha, que era enviada ao e-mail ou celular do eleitor.
            Porém, um grande número de eleitores relatou problemas na hora de votar. Entre as queixas, estão o surgimento de mensagens de erro, páginas bloqueadas, e confusão induzida por má organização das informações nas páginas.
            Na noite de terça, dirigentes partidários afirmaram que de 40.000 eleitores cadastrados para votar pela internet, 10.000 foram rejeitados porque sua identidade não pôde ser verificada. Eles atribuíram o erro aos próprios eleitores, que julgaram estar devidamente cadastrados para votar pela internet mas não estavam, ou que receberam a senha para votar no lixo eletrônico e não se deram conta ou que simplesmente a deletaram.
            O partido Republicano de Utah contratou a empresa Smartmatic, baseada na Flórida, para preparar a votação pela internet. Na tarde de terça, os funcionários da empresa receberam mais de mil telefonemas de eleitores fazendo reclamações relativas à votação pela internet.

            Além dos problemas técnicos, especialistas apontam questões de segurança que fazem com que a comodidade do voto pela internet não compense as dificuldades.