quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

EUA: O que é a Super Terça-Feira

            Ao longo do processo de escolha dos candidatos que irão concorrer à presidência dos EUA pelo partido Republicano e pelo partido Democrata, processo esse que se estende por vários meses, um dia se destaca dos demais – é a chamada Super Terça-Feira, que este ano ocorrerá no dia 1º de março.
            Esse dia tem de especial o fato de que nessa data são realizadas eleições prévias – primárias ou caucases – num grande número de Estados.  Não são sempre os mesmos Estados que escolhem delegados na Super-Terça-feira. Este ano em 12 Estados e em um território norte-americanos serão escolhidos no dia 1º de março os delegados que vão votar nas convenções nacionais dos dois partidos.
Realizarão primárias na Super Terça-Feira os Estados de Alabama, Arkansas, Georgia, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont e Virgínia. O Alaska vai realizar um cáucus republicano e Colorado realiza um cáucus democrata nesse dia. No território de Samoa haverá um cáucus democrata.
Vão ficar definidos na Super Terça-Feira 595 delegados do partido Republicano – sendo que é preciso obter o voto de 1.237 delegados para vencer a convenção republicana; e 1.004 delegados do partido Democrata – são necessários 2.383 delegados democratas para vencer. Os Estados envolvidos na Super Terça-Feira representam também cerca de 130 Super Delegados (sobre os Super Delegados, ver post de 08/02/16).
           
A Super Terça-Feira tem sido um turning point na maior parte dos anos eleitorais, funcionando como um indicador-chave dos nomes que serão finalmente escolhidos como candidatos nas convenções. Isso porque nesse dia votam eleitores de Estados situados em diferentes regiões geográficas e diferentes também socialmente, o que faz da data o primeiro grande teste de popularidade dos pré-candidatos. Em anos anteriores vitórias convincentes na Super Terça-Feira quase sempre significaram a indicação.

            A Super Terça-Feira este ano foi apelidada de “Sec Primary”, pelo acréscimo de Estados do sul que realizarão prévias nesse dia. Esses estados do sul têm todos times esportivos que competem na Southeastern Conference – daí o apelido.