segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Brasil : Declarações de Márlon Reis ao jornal “A Tribuna” (ES)

Leia matéria publicada no jornal A Tribuna (ES):

Fiscalização fica mais fácil, diz juiz
            O juiz de Direito Marlon Reis, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, afirmou que, com o fim das doações empresariais para campanhas políticas, será possível fiscalizar verbas não declaradas, ou seja, o chamado caixa dois.
            “O caixa dois sempre foi predominante nas eleições brasileiras. Estima-se que as campanhas movimentavam em média 10 vezes mais do que era declarado. Com a imposição de limites, teremos agora como fiscalizar o uso de verbas de campanha não declaradas”.
            Márlon Reis declarou que a mudança não pode ser apenas no plano legal: também deve fazer parte da cultura política brasileira. “Precisamos de eleições baratas, nas quais prevaleça o civismo e o espírito coletivo. Ninguém joga dinheiro nas campanhas esperando apenas um muito obrigado”, frisou.
            O magistrado acredita que a prestação de contas será o ponto-chave para fiscalizar o caixa dois.
            Ele também destaca o cumprimento da Lei da Ficha Limpa:
            “Pessoas que ostentam máculas graves no seu passado não são bem-vindas à política. É preciso também assegurar o cumprimento pleno à legislação”, enfatizou.
            A ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quer pressionar o Congresso a aprovar a tipificação do crime de caixa dois. Porém, para Márlon Reis, essa não é a melhor forma de combater a prática.
            “Criminalizar é importante. Mas corrupção se combate com transparência, educação e com a imposição de medidas restritivas rápidas nos campos civil e administrativo, com a devida recuperação dos ativos desviados”, explicou.
             Ele disse, ainda, o que os candidatos devem fazer para conquistar o eleitor com as novas regras. “A honestidade é a melhor esperteza na política”, afirma Márlon Reis.