segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

EUA : Os caucuses de Iowa (5) – Partido Democrata

            O método empregado pelo partido Democrata nos seus cáucuses de Iowa é mais complexo.
            Os participantes de cada reunião são divididos segundo a sua preferência. Cada participante indica seu apoio a um determinado candidato ficando de pé numa determinada área do local da reunião, formando um grupo de preferência.
Uma área pode ser reservada também para os indecisos.
A seguir, por um período de aproximadamente 30 minutos, os participantes tentam convencer os da área adjacente a apoiar seus candidatos. Os indecisos podem visitar cada grupo de preferência para obter informações sobre os candidatos.
Depois de 30 minutos, as conversas são interrompidas e os apoiadores de cada candidato são contados. Nesse momento, os dirigentes dos trabalhos determinam quais são os candidatos viáveis, segundo um determinado limite mínimo percentual estabelecido no início da reunião.
Uma vez estabelecidas as candidaturas viáveis, os participantes têm mais 30 minutos para se realinhar – os apoiadores dos candidatos inviáveis podem encontrar um candidato viável, ou se unir para garantir um delegado para um deles, ou podem escolher se abster.
Quando o período do realinhamento é encerrado, realiza-se uma contagem final das cabeças em cada área, e é calculado o número de delegados de cada candidato na convenção do condado.
Isso significa que nos caucases do partido Democrata em Iowa o voto não é secreto – os eleitores manifestam publicamente sua preferência.

Esses números são repassados aos dirigentes partidários, que contam o número total de delegados para cada candidato e transmitem os resultados à imprensa.