terça-feira, 26 de janeiro de 2016

EUA : Os caucases de Iowa (7) – Críticas ao sistema

            Os caucuses de Iowa, que atraem tanta atenção do público e da mídia e têm tanta influência sobre os desdobramentos da corrida presidencial, são alvo de duras críticas enquanto sistema eleitoral.
            O que se diz é que embora possam parecer democracia em ação, na realidade a grande maioria dos dois milhões de eleitores inscritos no Estado não participa. Apenas os eleitores mais engajados e comprometidos compareceriam aos cáucuses de Iowa.
            Há quem considere que os métodos adotados nos caucases são antiquados e dificultam a participação popular, em especial dos eleitores que dispõem de limitados recursos econômicos.
             Além disso, critica-se a exagerada importância atribuída ao processo eleitoral nesse Estado que nada tem de representativo da composição demográfica do restante do país. É um Estado de grande maioria branca, rural e cristã.
            A participação é dificultada para trabalhadores, famílias com crianças, executivos em viagem, militares em serviço, pessoal da área de saúde, doentes e enfermos, empregados de restaurantes e todos mais com pouca inclinação para a política.
Isso porque as portas são fechadas cedo, às 19h, e é preciso ouvir os discursos em favor dos candidatos e as deliberações sobre temas partidários. Não se pode apenas chegar, votar e sair.

            Por isso, há quem diga: os caucases de Iowa não são representativos, são excludentes, inconvenientes, disfuncionais e antidemocráticos. Por conseguinte, não é aceitável que tenham tanta influência sobre o restante da corrida presidencial.