terça-feira, 3 de março de 2015

EUA : Consultado, eleitorado de Chicago apoia reforma do financiamento eleitoral

       Na última terça-feira, dia 24/02, os eleitores da cidade americana de Chicago foram às urnas eleger o novo prefeito. Ao mesmo tempo, foram consultados sobre três questões de interesse público, uma delas em matéria de direito eleitoral.
A cédula trazia a seguinte pergunta : “A cidade de Chicago ou o Estado de Illinois deveriam reduzir a influência do dinheiro oriundo de interesses privilegiados nas eleições, passando a financiar campanhas com pequenas doações e uma quantia limitada de recursos públicos ?”
A questão subentende que o método de financiamento a ser adotado é o small donor matching system, pelo qual doações privadas de pequeno valor são duplicadas por recursos públicos. Dito de outro modo, para cada pequena doação de pessoa física, o poder público aporta uma outra doação de igual valor. Assim, quanto maior o número de pequenas doações privadas, maior também o financiamento público.
Esse método não é novidade no direito eleitoral norte-americano, porque é o método de financiamento público adotado nas eleições primárias federais.
A esmagadora maioria dos votantes (79%) respondeu afirmativamente.
Ao que tudo indica, por trás do resultado da votação está a insatisfação popular com as regras em vigor, que permitiram que a campanha milionária do atual prefeito tenha sido financiada em grande parte por um pequeno número de polpudas doações privadas.
No entanto, essa consulta pública não vincula juridicamente o Poder Legislativo. É preciso ainda que um projeto de lei modificando as regras do financiamento eleitoral seja aprovado pelo legislativo municipal.

Mas, sem dúvida, o apoio maciço do eleitorado a essa proposta representa uma poderosa mensagem ao legislador de que é preciso  mudar as regras que disciplinam o financiamento das campanhas municipais em Chicago.