domingo, 22 de fevereiro de 2015

França : As eleições departamentais de março de 2015 – Propaganda eleitoral

            Veremos hoje alguns aspectos do regime jurídico da propaganda eleitoral nas eleições departamentais francesas dos dias 22 e 29 de março de 2015.
Comissões de propaganda
            O mais tardar até 9 de março, serão instaladas localmente comissões de propaganda.
            A principal missão das comissões de propaganda é enviar pelo correio a todos os eleitores os materiais de propaganda.
            Compõem os materiais de propaganda as cédulas de votação e as circulares.
Cédulas de votação
            Cada chapa imprime sua cédula ; as chapas financiam as despesas de impressão das cédulas.
            Há regras precisas sobre o formato e o conteúdo das cédulas: o papel deve ser branco, e todas as inscrições devem ser da mesma cor; o papel deve pesar entre 60 e 80 gramas por metro quadrado; o formato deve ser de 105 X 148 milímetros ; as inscrições devem figurar na horizontal ; os nomes dos dois candidatos integrantes da chapa devem estar em ordem alfabética, cada um deles seguido pelo nome de seu substituto, com a menção “suplente”; os nomes dos suplentes devem estar grafados em letra menor do que os dos titulares.
Cédulas de todas as chapas são enviadas aos eleitores para que cada eleitor escolha a cédula com a chapa de sua preferência.
            No local de votação, os eleitores inserem a cédula escolhida num envelope, e depositam o envelope com a cédula na urna transparente.
Circulares
            Além das cédulas, as chapas fazem imprimir uma circular, que é um texto apresentando a chapa e suas propostas.
            Também para as circulares há regras estritas : devem ser impressas em papel branco ou colorido pesando entre 60 e 80 gramas o metro quadrado; a utilização das três cores da bandeira (azul, branco e vermelho) é proibida, exceto, se for o caso, no emblema do partido ou grupo político. O formato deve ser de 210 X 297 milímetros.
As circulares são enviadas juntamente com as cédulas pelo correio a todos os eleitores pelas comissões de propaganda.
Reembolso
            As despesas com a impressão das cédulas e das circulares podem vir a ser reembolsadas, nos limites e condições do reembolso vistos no post anterior. Porém, há um requisito específico: essas despesas só são reembolsadas se o papel utilizado para impressão for de qualidade ecológica.
Cartazes
            Em todas as comunas há um lugar especial onde são instalados painéis nos quais as chapas podem colar os seus cartazes de propaganda.
            A ordem dos cartazes nos painéis é definida por sorteio.
Comícios
            As chapas podem, livremente, sem autorização ou declaração prévia, organizar reuniões públicas. Os comícios são permitidos até a véspera da eleição à meia-noite.
Distribuição de panfletos

            Os dois turnos da eleição ocorrem no domingo ; a partir da sexta-feira anterior à meia-noite a panfletagem fica proibida.