terça-feira, 14 de outubro de 2014

França : Eleições municipais – anulações – BOUCHAIN

         Veremos hoje uma cidade francesa em que o resultado da eleição municipal de março deste ano está sendo contestado em juízo.
3. BOUCHAIN
            Bouchain é uma pequena cidade situada ao norte da França, no departamento Norte (59), na região Nord-Pas-de-Calais. A população em 2009 era de 4.131 habitantes. Na eleição municipal de 2014, havia 3.068 eleitores inscritos. Desses, votaram 69,55%, isto é, 2.134. Houve 2.050 votos válidos.
            O candidato do Partido Socialista que ficou em segundo lugar ingressou em juízo pedindo a anulação da eleição. O Tribunal Administrativo de Lille indeferiu o pedido em 16 de junho. O candidato recorreu ao Conselho de Estado. O magistrado relator do caso no Conselho de Estado conheceu do recurso e opinou pelo provimento.
     Dentre as diversas irregularidades apontadas, o relator debruçou-se principalmente sobre uma delas. Trata-se de um jornal municipal feito publicar pelo prefeito candidato à reeleição, que foi reeleito. Em quatro páginas impressas em papel brilhante contendo a foto do prefeito, o texto trazia um balanço favorável da sua gestão, retomando o discurso de campanha.
O relator considerou que a publicação caracterizava “promoção publicitária”, sobretudo por mencionar a eleição que se aproximava.  Invocou a lei que veda publicidade oficial a partir do primeiro dia do sexto mês anterior à eleição. Considerando a pequena diferença entre a votação do primeiro e do segundo colocados, apenas 83 votos em 2050, o relator opinou pela anulação da eleição.
            O Conselho de Estado deve julgar a questão nas próximas semanas.