segunda-feira, 13 de outubro de 2014

França : Eleições municipais – anulações – CABOURG

        Veremos hoje mais uma cidade francesa em que a eleição municipal de março deste ano foi anulada.
2. CABOURG
            Cabourg é uma pequena cidade litorânea situada à beira do Canal da Mancha, no departamento Calvados (14), na região Baixa Normandia. A população é de cerca de 3.970 habitantes. No segundo turno da eleição municipal de 2014 havia 3.204 eleitores inscritos. Desses, votaram 72%, isto é, 2.310. Houve 2.251 votos válidos.
            O Tribunal Administrativo de Caen anulou a eleição municipal da comuna de Cabourg, em decisão de 17 de junho de 2014. No segundo turno, a lista “Viver Cabourg juntos” venceu com 45,09% dos votos válidos, com apenas quatro votos a mais do que a lista segunda colocada, “Cores Cabourg”.
            A principal irregularidade apontada perante o Tribunal foi uma diferença nas assinaturas de 13 eleitores entre o primeiro e o segundo turnos. Foram feitos estudos e afinal seis assinaturas foram tidas como irregulares pelo Tribunal.
            O Tribunal invocou o disposto na parte final do art. L. 62-1 do Código Eleitoral, que estabelece que “o voto de cada eleitor é constatado por sua assinatura aposta a tinta diante de seu nome no caderno de votação”. O Tribunal considerou que esse requisito não foi atendido em seis votos, que foram considerados irregulares. Levando em conta a diferença de votos entre as listas, o Tribunal anulou as operações eleitorais do primeiro e do segundo turnos.

            O prefeito, candidato a reeleição e cabeça da lista “Viver Cabourg juntos”, recorreu da decisão do Tribunal Administrativo de Caen ao Conselho de Estado. Estima-se que o Conselho de Estado deverá julgar a questão no prazo de seis a oito meses. Enquanto isso, o prefeito e os conselheiros municipais permanecem nos cargos.