quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Brasil : Novo livro – Lei da Ficha Limpa – Interpretação jurisprudencial

Acaba de sair meu novo livro, escrito em co-autoria com Luciano Caparroz Pereira dos Santos, pela Editora Saraiva. 
O advento da Lei da Ficha Limpa operou profundas transformações nas condições jurídicas de acesso aos cargos eletivos no Brasil. 
Nesse livro nós buscamos oferecer uma síntese das principais questões e dos principais argumentos debatidos no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral sobre a Lei da Ficha Limpa nos julgamentos das impugnações aos pedidos de registro de candidatura para a eleição municipal de 2012, a primeira em que a lei foi aplicada.
       Vivemos um momento de importância histórica na evolução do direito eleitoral brasileiro. Nos julgamentos pelo TSE dos recursos interpostos no decorrer dos processos de registro de candidatura de 2012 foram lançadas as bases e as balizas que vão orientar de agora em diante a interpretação dos dispositivos da Lei da Ficha Limpa que alteraram a Lei das Inelegibilidades.
O leitor encontrará na referida obra um resumo de cada decisão, mais completo do que as ementas elaboradas pelo Poder Judiciário. Nesse resumo é relatado o histórico do processo, os fatos, as alegações das partes e os fundamentos da decisão.  
         São tratadas questões polêmicas suscitadas nos recursos, como a retroatividade da lei e a presunção de inocência.
Grande parte dos julgados refere-se à famosa alínea g, que trata da inelegibilidade por rejeição de contas relativas ao exercício de cargos, empregos ou funções públicas. Discute-se, entre outras questões, o sentido da expressão “ato doloso de improbidade administrativa” a qualificar a rejeição das contas, bem como a competência para julgar as contas dos prefeitos municipais quando agem como ordenadores de despesas.

      O livro há de interessar advogados, juízes, membros do Ministério Público, servidores da Justiça Eleitoral e do MP Eleitoral, estudantes de direito, políticos, jornalistas e cidadãos interessados nos rumos do País.